Receitas

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Por que meu bolo não deu certo?


fonte google

Tem dia que o bolo da gente sai uma beleza....LINDO....perfeito, não é mesmo? Mas tem dia que o bolo mais parece um pós guerra...um campo minado ou um monstro que vai crescendo, crescendo, crescendo e parece que vai dominar o mundo....ou no mínimo sua cozinha! 
Daí você se pergunta : "-Onde foi que eu erreeeei? 
Mas o que será que "acontefoi" com sua tragédia, digo, seu bolo! Eu encontrei um site chamado Escola de Bolo e lá eu achei umas respostas..... SENSACIONAL....eu relacionei aqui as possibilidades, mas se der, dá uma passadinha lá, porque tem muita coisa legal!

1. O bolo cresceu demais no meio e rachou.
Isto pode acontecer geralmente por 2 motivos – muito fermento ou temperatura do forno muito alta.
2. O bolo ficou cru no meio embora tivesse aspecto de assado.
Não ficou tempo suficiente  no forno. Se possível utilize um cake tester ao invés de um palito, e insira no meio do bolo, até tocar no fundo da forma e sair totalmente limpo.
3. O bolo ficou baixo e assou demais.
A forma utilizada foi muito grande para a quantidade de massa.
4. O bolo não cresceu e formou bolhas de ar no topo.
Ou o bolo não foi diretamente para o forno assim que foi preparado ou o forno não estava quente o suficiente.
5. O bolo afundou no meio.
Várias possíveis razões – a porta do forno foi aberta antes do tempo (nenhum bolo assa em menos de 20 minutos), demorou para ir ao forno,  a receita  não tinha farinha ou secos suficiente, a forma utilizada era muito alta. Forma com mais de 8 cm de altura são inadequadas. Prefira as com 6 cm.
6. As laterais estão queimadas.
Forma muito fina e/ou tempo demais no forno. Para bolos que demoram muito para assar, massas muito densas como bolo de frutas por exemplo, forre a lateral da forma com papel manteiga e utilize a temperatura do forno em 170 graus. Outra possível razão é muita manteiga para untar. Com raras exceções, eu não unto a forma, apenas coloco papel manteiga no fundo.
7. O bolo ficou grudado na forma e não desenforma com facilidade.
Forre o fundo da forma com papel manteiga. Para o caso de untar a forma, unte muito bem com manteiga e farinha, retirando o excesso da farinha e desenformando o bolo aprox. 15 minutos depois de retirar do forno para que a umidade não faça o bolo grudar na forma. Se forrar com papel manteiga pode aguardar o bolo esfriar pois o papel absorve a umidade que vai se formar quando o bolo estiver esfriando.
8. O bolo ficou com uma textura pesada e desagradável.
Provavelmente não foi incorporado ar suficiente na massa na hora de bater. Bater em excesso depois de colocar a farinha também pode causar este efeito por desenvolver o glúten o que fará o bolo ficar pesado. Adicionar os ovos ou outros líquidos muito rapidamente também faz com que  a massa separe  e causa uma textura bastante desagradável.
9. A massa derramou da forma. 
A forma utilizada foi pequena demais para a receita. Não encha mais do que 3/4 da forma pois é certeza que irá derramar…
10. O bolo queimou por cima e ficou cru embaixo.
A forma utilizada é muito pequena para a quantidade de massa.

Gostaram? Que bom! Agora deixa de preguiça e bora fazer um bolo decente bonito! hehehe


Beijo

Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que tenha gostado!

Beijo

Ana Paula