Receitas

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Rondelli com Massa de Pastel

Bom Diaaaaaa, que tal um cafézinho?  Me conta, o que vc vai fazer para o almoço? Arroz, feijão, bife acebolado e batata fritas? Hummmm, delícia de cardápio, mas que tal variar um pouco? Sim, e sem muita complicação! Então, Rondelli é com certeza uma boa pedida. Ainda mais esse que é um pouco diferente e super fácil de fazer.
Esse é feito com massa de pastel.

(*pausa para carinha de oi? do incrédulos, hahaha)

Acreditem, massa de pastel, daquelas de rolo, sáqualé? Eu adoro essa marca Mezzani e se aqui em Açailandia tem, nos buracos mais escondidos desse mundo tb deve ter, hahaha!

ticlin, óia o merchan 

Vamos colocar as mãos na massa (literalmente, hehe) ?

Os ingredientes vão variar de acordo com o sabor que você quiser seu Rondelli, claro.O meu foi de ricota com ervas finas (sim, sim...eu estava numa fase de muita ricota com ervas finas...hahaha, mas já passou!).

Muito bem, eu usei como ingredientes:

2 rolos de massa para pastel
300 gr de presunto sem gordura fatiado bem fininho
400 gr de muçarela fatiadas bem fininha
100 gr de ricota ralada
Ervas finas Kitano (ticlin) 
Uma pitada de sal
Orégano
10 tomates grandes para o molho (eu disse que usei molho vermelho ao invés de molho branco? Eu usei molho vermelho! Marido não gosta muito de molho branco (exceto o da Márcia, beijo Márcia) é bom que esse molho não fique muito grosso, ele deve ser mais ralo, mais liquido)
01 pote de Requeijão Cremoso ou Catupiry
Em quantidades que vão variar de acordo com o seu gosto:
Alho
Cebola 
Cheiro verde
Sal
Azeite
Molho de soja pra temperar
Colorau
Um tiquinho, tiquinho mesmo, de mostarda.
Um pouco de açúcar 

Como que eu fiz? Ó só que fácil!

Primeiro eu fiz o molho vermelho, daqueles mais basicão.
Piquei os tomates pequenos 
Richiei (como diz aqui no Maranhão. Richiar = Refogar) a cebola e o alho no azeite e depois que eles deram uma douradinha (cuidado pra não deixar queimar), coloquei os tomates e um punhadinho de açúcar, só pra tirar a acidez do tomate e da cebola,acrescentei o cheiro verde, o colorau e refoguei tudo. Coloquei um pouco de molho de soja, o tiquinho de mostarda e mais ou menos um copo de água, baixei o fogo e deixei ferver. Reserve.

Abra a massa toda, até o fim e sobre ela comece colocando a muçarela sobre a massa e depois coloque o presunto, um ao lado do outro, tipo forrando. 
Sobre o presunto e a muçarela coloque a ricota ralada. Coloque umas pitadas de sal, ervas finas, orégano e comece a enrolar a massa.

Enrole na largura dela (massa) e não no sentido do comprimento, ok? Ela tem que ficar um rocambole comprido. Se vc quiser, pode usar aquele plástico que vem na massa do pastel pra te ajudar. Depois de enrolar tudo, retire as pontas e comece a cortar as "rodinhas" de mais ou menos uns 3 dedos de largura, cuide para combinar com a altura de sua forma, porque senão vc corre o risco de deixar o rondelli mais alto que a borda da forma/ assadeira/travessa.

Conforme você for cortando, já pode ir ajeitando na travessa que vc for levar ao forno.

Pegou a manha ai de enrolar o bicho?


Aqui dá pra ver como arrumar. 
Uma ideia bem legal de arrumar, é fazer porções individuais, ficam lindinhas.

Depois de cortar tudo e arrumar na travessa é hora de pegar aquele molho que vc fez e despejar por cima das "rodinhas".Coloque até cobrir tudo. Coloque umas colheradas do requeijão cremoso/catupiry entre um rondelli e outro por cima do molho. O requeijão vai derreter e se espalhar na travessa, então procure colocar colheradas de maneira uniforme, para que alguns lugares não corram o risco de ficarem sem. Por fim, coloque umas fatias de muçarela por cima, cobrindo tudo, como se fosse lasanha. Polvilhe um pouquinho de orégano por cima que vai dar uma charminho depois de assado. Cubra com papel alumínio, com o lado brilhante pra dentro (deixe os brilhos para os embrulhos de presente, na cozinha o brilho é SÓ SEU, o do papel alumínio fica pra baixo, para reter mais calor, ok?), asse em forno médio por mais ou menos uns 50 minutos de assado, retire o papel alumínio e deixe ficar bem douradinho.


Olha a cara do "semvérgonho" ai!


Vo minti não....o trem ficou bão bão bão...hahahah

Experimenta fazer e me conta se deu certo! Até a próxima prosa!






4 comentários:

  1. Ana, assim não dá! Vou virar uma bola com tantas gostosuras!!!

    ResponderExcluir
  2. Faz no domingo Kathe....no domingo pooooooode....hahahaha

    ResponderExcluir
  3. O de frango que vc fez,para sua amiga aqui... fingir que fez um jantar para o marido...rsrs...tbem ficou uma delícia,e a sobremesa crepe suzette..delícia,delícia...por isso o marido de sua respectiva amiga aqui,disse que tenho de aprender a cozinhar com a Ana...e um destaque para o macarrão de panela de pressão da Ana...de maisssss!Recomendo tudo...

    ResponderExcluir
  4. Daih, lindona...obrigada pelo carinho...venha sempre e deixe sempre recados...amo!

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado!

Beijo

Ana Paula