Receitas

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Bolo Bola


Esse bolo, que é pão, é um delícia e sempre esteve presente em datas comemorativas, especialmente o Natal, em minha casa. Sempre foi feito pela minha Vó Yolanda, mais conhecida como Landa ou Ynha (para os íntimos, haha) e depois que ela foi pro céu, pensei que eu jamais comeria o Bolo Bola de novo, sim porque, pão que EU faço? Só serve pra uma coisa: PESO DE PORTA. Porém, todavia, no entanto, eu me casei (amém! hihi) com a melhor máquina de fazer pão do velhoeste, hahaha. Ainda bem, porque se pra cozinhar eu tenho duas mãos esquerdas, pra fazer pão eu tenho 3 então. Mas grazadeus deu tudo certo e hoje eu vou postar o PAP do Bolo Bola.
Ontem a tarde estávamos (eu, marido e as crianças) "bodando" depois de comermos uma lasanha preparada por meu "rasposo" (como diz meu filho Léo), vulgo, marido, quando eu disse: "Mor, eu preciso de receitas pro meu blog, me ajuda?" Ele me olhou com um olhar, penetrante, bem obscuro, até fiquei um pouco com medo, =) , e me disse, "Que tipo de ajuda?". E eu que nem sou besta, nem nada, tratei logo de dizer rapidinho: "Vamos fazer (leia-se Faça você) um bolo bola com passo a passo e daí enquanto você faz (percebam a "sabidice" da criatura) eu tiro as fotos para o blog. Que tal? Ãhn, ãhn?". 
Ele, bom pai, funcionário padrão de uma grande empresa, marido bonzinho, se virou no colchão (ele tava dormindo em um colchão na sala), me olhou (de certo pensou....ai papai, mais essa agora, receita para blog) pensou, pensou e disse um lindo SIM (ahh muleke, já disse que tinhâmu?).

Então, bora pra receita?

Vai precisar de:

4 copos (daqueles pequenos de massa de tomate, pra mim é a medida perfeita pra tudo)
1/2 copo de óleo
1 ovo (mas se for muito pequeno, coloque dois, ok)
1copo de leite morno
1 envelope de fermento seco para pão
1 pitada de sal
1 colher de açúcar
Goiabada em pedaços para rechear
Manteiga derretida pra passar as bolinhas
açúcar para passar as bolinhas 

Como faz:

        

1º misture todos os secos (farinha, fermento açúcar e sal) em uma vasilha (não jogue o sal diretamente sobre o fermento que dá xabú, zica e o pão não cresce)

Depois de misturar bem os secos, colocaremos os molhados....(óleo e ovo) e misture bem.

Aí é que vem, o pulo do gato (ai ai, suspiro apaixonado pelo gato em questão, hehe), antes de colocar o leite, deve misturar tudo, muito bem, até virar um farelo/farofinha úmido.

Quando o farelinho estiver pronto você coloca o leite morno e daí é força na munheca. Sova a massa até dar cãibra nos braços o ponto.



Depois que deu o ponto, teve um torcicolo de tanto sovar, deixe a massa descansar, e vc? Ahh, vc caça alguma coisa pra fazer...hahaha

Coloque a massa na bacia e cubra com filme plástico para que ela não pegue resfriado uma corrente de ar e deixe ali até dobrar de tamanho.


Depois que a dita cuja dobrar o tamanho, corte os pedaços no tamanho desejado. As nossas, digo nossas porque ajudei-o-o, NOT, enfim, essas daí, ficaram do tamanho de umas bolinhas de ping-pong já com os quadradinhos no meio. Mas o tamanho fica a seu critério.


Depois de todas as bolinhas prontas, o próximo passo é montar na forma. Primeiro você vai untar sua forma com margarina e açúcar (eu montei  só com açúcar. Vou fazer de novo assim? NUNCA! Porque o açúcar derrete e depois gruda tudo, fica dificílimo de desenformar, Eu acho melhor misturar farinha e açúcar, pra ficar mais fácil.). Forma untada, agora vamos passar as bolinhas na margarina derretida e no açúcar e daí vai ajeitando as bolinhas na forma. A primeira fileira perto da borda de fora da forma, a segunda perto do miolo da forma, a terceira pero da borda de fora de novo e assim por diante, uma fileira pra fora e uma pra dentro,sacou? A da foto deu "4 andares" por assim dizer. 
Coloque para assar em forno pré-aquecido pelo tempo necessário, cada forno é único, no meu durou uns 45/50 minutos. Me disseram que  é assim...cheirou pão assado, espere mais uns minutinhos, tá corado e com carinha de assado? Tá pronto.

Olha aí o Bolo Bola pronto! Fala, ele não é lindo? Agora imagina o quanto é gostoso....Minha Vó fazia uns menores e a minha Mãe passava uma fita com uns laços maravilhosos, que só ela sabia fazer, e a gente dava de lembrança de Natal. Boa ideia né?!
Faz aí e me conta se gostou e se der me mande fotos!


                             
                                          Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que tenha gostado!

Beijo

Ana Paula